segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

1º Encontro de Lideranças Jovens dos Partidos Políticos de Ubatuba


            Aconteceu nesta quarta-feira, 14 de novembro de 2011, na Câmara Municipal de Ubatuba, o primeiro encontro de lideranças jovens dos partidos políticos. Este evento ocorreu com o intuito de abrir um diálogo entre a juventude local, de modo a deixar claro o que queremos e quais são nossas prioridades.
            A organização do evento e a seleção das lideranças partidárias que compuseram a mesa de debates foram de iniciativa do presidente da Juventude Socialista Brasileira de Ubatuba, Christian Brüske.
            A mediação do debate, inicialmente foi dada ao meu amigo de longa data Elton Herrerias Jr, mas, depois de certa altura dos debates, foi assumida pelo próprio Christian que, ao acumular as funções de presidente da mesa, debatedor e mediador ao mesmo tempo, acabou por provocar um acirramento de ânimos.
            Restou ao Elton, além da representação do terceiro setor nos debates, apenas a tarefa de anunciar os tópicos pré-estabelecidos. Neste ponto fiquei um pouco decepcionado, pois achei desrespeitosa a sua substituição em meio aos debates, hava visto que ele se dispôs a estar lá nos auxiliando neste importante evento em prol da juventude de Ubatuba.
            A mesa de debates foi composta por mim, que lá estava representando o PRTB Jovem, Fabrício Machado pela JPSDB, Bruno Cesar e Christian Brüske, ambos pela JSB, Ricardo Siqueira pelo PSC, Gady Gonzáles pelo PR e Evandro Marques pelo PTB. Estavam ausentes os convidados que representariam o PT (Leonildo Rolim) e PSL (Jair Júnior). Posteriormente veio a compor a mesa o estudante Leonardo Silva representando os jovens de Ubatuba que ali estavam.
            As autoridades presentes no evento foram o secretário de saúde Clingel Frota, o vereador Americano e os vereadores Silvinho Brandão, Rogério Frediani e Romerson de Oliveira através de suas assessorias. Também destaco a presença do vice-presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Alfredo Corrêa Filho, único pré-candidato a prefeito de Ubatuba que se dignou a comparecer, sendo que todos foram convidados.
            Exceto por alguns ânimos mais exaltados e algumas picuinhas pessoais, foram muito boas as intervenções dos debatedores. Os temas abordados foram o incentivo a permanência do jovem na cidade, inclusão social, participação, visão política, mudanças necessárias ao nosso município e o direito a saúde.
            Uma coisa que uniu a todos foi a percepção de que é de extrema importância maior participação dos jovens na política local, sendo ela partidária ou não, pois sabemos que todas as grandes mudanças do mundo foram promovidas através da própria juventude, que tem como característica marcante o inconformismo e o espírito de luta.
            Outro tópico sobre o qual houve concordância geral é o de que, para que o jovem permaneça em nosso município, é de fundamental importância que a administração pública comece a investir em uma educação de qualidade, buscando incentivar uma melhor qualificação profissional. Existem diversos projetos para educação no governo federal e estadual, por meio dos quais são disponibilizados recursos aos municípios para essa finalidade, faltando, a meu ver, interesse político de nossos atuais governantes para que cheguem a nós, munícipes de Ubatuba.
            Abordei o assunto da falta de empregos de qualidade no município, expondo que compartilho do sentimento de tantos jovens que tem que sair da cidade para trabalhar e o quanto fico triste por isso. O salário médio dos brasileiros, segundo o IBGE é de cerca de R$ 1.200,00. Fico indignado ao perceber que este seja considerado um salário alto em nossa cidade. Por acaso, somos piores que os outros cidadãos para recebermos tão menos do que eles?
            Também defendi, em minhas intervenções, uma maior exploração das belezas naturais de nossa cidade no sentido da realização de maiores investimentos no ecoturismo, como forma de minimizar o problema da sazonalidade que tanto atrapalha o desenvolvimento de nossa cidade.
            Fiz também um apelo à administração para que invista um pouco mais na segurança do munícipe. Acho um absurdo, por exemplo, que não se possa andar tranqüilo à noite na ciclovia, pois temos um elevado numero de assaltos por lá. E, diga-se, não estamos falando de um local ermo, isolado, mas sim a uma das principais atrações turísticas e populares situada em pleno centro de nossa cidade.
            No cômputo geral creio que conseguimos um bom resultado uma vez que saímos de lá com a idéia de superarmos as divergências partidárias e nos unirmos em prol da juventude, criando uma frente suprapartidária para agirmos buscando promover a participação dos jovens nas decisões políticas de Ubatuba.
            Como o objetivo é promover a interação política da juventude local, deixo ao final meus contatos e abro as portas do PRTB para qualquer jovem que estiver interessado em ajudar a melhorar nosso município.
            Venha se juntar a esta corrente. Vamos juntos!

Leo Rocha
Claro (12) 9118 5976                     Blog
Tim   (12) 8155 1444                      Leo Rocha Netspace

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Experiências obtidas nas Conferências da Juventude



        Dando retorno aos jovens ubatubenses que confiaram em mim e me escolheram para representá-los como delegado municipal venho falar acerca das experiências que obtive neste ciclo de conferências da juventude (regional, estadual e nacional) que se findaram nesta segunda feira.
        Seguindo uma ordem cronológica, começarei pela etapa municipal, na qual tive grande satisfação ao constatar que existem tantos jovens e adolescentes, em nosso município, interessados em debater, se informar e até mesmo lutar por condições melhores para a juventude ubatubana. Este foi, para mim, o ponto alto desta etapa.
        A estes jovens, faço um apelo no sentido de que mantenham aceso este fogo de luta e indignação, pois ainda teremos muito trabalho pela frente. Ubatuba está muito aquém do que pode alcançar em todos os setores político-administrativos, em especial no que se refere a um que nos atinge diretamente, que são as políticas públicas para a juventude.
        Partindo para a etapa regional, que ocorreu no município de Cruzeiro, tivemos uma boa troca de experiências com os jovens locais, principalmente no que tange à educação. A cidade está décadas à frente de Ubatuba, proporcionando ensino de qualidade na rede pública, com variedade de opções em cursos técnicos e profissionalizantes.
        Lá percebemos que, se houver interesse do poder público, é possível transformar a educação da cidade. Para isso, diga-se, é preciso que nós, jovens, cobremos de nossos governantes que façam a sua parte e tornem realidade o direito constitucional que todos temos a uma educação de qualidade.
        Já na etapa estadual, que ocorreu no Guarujá, houve uma troca ainda mais profunda de experiências com a juventude de todo o Estado. Ficamos juntos por três dias, debatendo assuntos como direito à acessibilidade, à educação de qualidade, à participação, entre tantos outros.
        A grande experiência que trago de lá, é ver como a juventude unida pode se organizar e fazer a diferença. Vimos coisas que, não sei bem por que, não existem por aqui. Cito o exemplo de uma representação da União Nacional dos Estudantes – UNE -. É algo que poderíamos criar aqui, agregando-nos a uma entidade que goza de grande prestígio e influência no cenário nacional.
        Outro exemplo bom são as iniciativas públicas que existem em outros municípios (Conselho da Juventude, Secretária da Juventude e Câmara Jovem), e que, por mero descaso do poder público para com a juventude local, não possuímos aqui. E, vale lembrar, estes jovens integram 30% da nossa população, segundo o último censo. Um percentual, sem dúvida, muito grande para continuar a ser tratado com o descaso ao qual temos sido submetidos.
        Concluindo o ciclo na etapa nacional, que ocorreu neste fim-de-semana em Brasília, tivemos uma ótima interação e aprendizado acerca de projetos que podem ser desenvolvidos em prol da juventude, caso haja um real interesse e empenho político-administrativo.
        Existe uma Secretaria Nacional de Juventude, que disponibiliza recursos financeiros exclusivamente a projetos em prol dos jovens de nosso país. Existem parcerias desta com o Ministério da Educação e com o Ministério do Esporte, para a implementação de programas e ações em benefício da juventude que poderiam ser aplicadas aqui, bastando, para que isso ocorra, vontade política de nossos governantes.
        Um exemplo que gostei muito foram as “Praças da Juventude”, para o qual já existe um pré-projeto, com um espaço destinado ao lazer e à cultura e espaços destinados à prática desportiva e cultural, bem como para estudos e acessibilidade.
        No stand do Ministério do Esporte havia muitas opções de entretenimento para a juventude, como mesas de tênis de mesa, pebolim, basquete, mini-golf, xadrez, dama e até mesmo simuladores de jogo (Nintendo Wii e X-Box 360).
        Além disso, foi reservado um espaço para alunos de aulas de break, rap, hip-hop e dança do ventre se apresentarem. Cabe ressaltar que todos os que se apresentaram, vieram de projetos feitos para a juventude com recursos públicos.
        Após as experiências obtidas neste ciclo de conferências é impossível ficar satisfeito com o que temos aqui. Por isso convido a toda juventude ubatubense a se mobilizar e cobrar melhorias por parte de nossos governantes, a se envolver na política partidária e renovar os quadros que temos atualmente.
        Se quisermos ser valorizados, temos que ocupar espaços na administração pública, temos que nos engajar na política. Faço eco às sábias palavras de Martin Luther King:
        “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons”.
        Portanto, que não nos calemos!
        Gritemos e sejamos ouvidos, em prol de um amanhã melhor, não só para o município, mas para o Brasil. Não só para nós, mas também para todos os que estão por vir depois de nós!
        Aproveito este espaço para externar um agradecimento especial aos estimados colegas que estiveram comigo neste ciclo, lutando em prol da juventude, os delegados eleitos Sarah Mohamad Chahin, Caetano Marque e Jonas Oliveira, bem como à comissão organizadora composta pela doutora Lucia Helena Cosmo, o casal Israel e Vilma Bispo, e Reginaldo Jesus Teodoro.

Leo Rocha
Ubatuba-SP